sexta-feira, maio 8

Desafio #TBRJar

Oi gente




Semana passada eu estava passando pelo meu instagran quando vejo algo curioso, um nome de um livro em um papelzinho, fiquei curiosa e fui ver sobre o que se tratava, bom o Que Disse, Alice? iniciou o desafio dela e foi isso que eu vi.
Calma calma, o que é esse desafio afinal, é bem simples, sabe aquele tipo de gente indecisa que ama tanto os livros que não consegue decidir qual ler primeiro, pois é, esse é o desafio pra esse tipo de gente (EUUU). 
Que pratica a arte do “Tsundoku: (s.) o ato de deixar um livro sem ler depois de comprá-lo, tipicamente deixando-o empilhado junto com outros livros não lidos”

(essas fotinhas são os do meu Book Jar)





O QUE É?

.
TBR vem da abreviação da frase inglesa To Be Read, que pra gente é o famoso "Para Ler". E Book e Jar, é livro e Jarro, então praticamente é Jarro de Livros para Ler.

.
O desafio consiste em colocar dentro de um jarro- mas pode ser uma caixinha, um envelope, qualquer coisa - os nomes dos livros que estão na sua estante parados que você vem enrolando pra ler. Mas como o desafio é pessoal, vocês podem colocar como quiser, eu no caso coloquei também os nomes de uns ebooks que vou ler, tem gente que coloca ate livros pra reler, mas não acho que essa seja a essencial, enfim.


Colocado esses nomes você vai se desafiar a tirar um nome e lê aquele livro, subjetivamente vai variar, você pode escolher para que aquele livro seja lido no mês, ou que (no meu caso) venha a ser sua próxima leitura independente do número de vezes.
Isso quer dizer que daqui pra frente todos os livros que você vai ler tem de ser assim? Também não kk, mas é bom para evitar os furadores de fila.

A verdade é que o TBR Book Jar funciona de uma forma bem tranquila e as regras de como ele funcionará serão QUASE todas impostas pelo próprio dono. 

DICAS:


  • Não coloque livros que você GOSTARIA DE LER, MAS AINDA NÃO EXISTEM NA SUA ESTANTE (tipo, você tem que comprá-lo para poder ler);


  • Não coloque os livros dos amigos;


  • Livros com prazo de leitura não devem ser colocados;


  • Se você comprou mais livros, coloque o nome no jarro;


  • Se você sortear um livro, é este livro que você lerá (nada de trocar de tirinha até aparecer o que você quer ler, isso é trapaça!!), a menos que você sorteie um que você tenha lido. Daí você retira essa tirinha e pega uma nova.


ai como eu disse você adapta as regras a sua vida, sua necessidade. Lembrando que se você sortear, por exemplo, o livro de uma saga que você não tenha lido o primeiro, você lê o primeiro livro da saga, no meu caso eu coloco só o nome da saga e assim vou ter de ler todos os livros da saga, mas ai é de caso por caso :)

Então o como fazer é bem simples, liste os livros que você lerá, corte em tirinhas e coloque-as em um recipiente, e agora é so se divertir. Aproveitem. :)
Se você forem fazer me avisem, me mandem fotos que no fim do mês quero postar a de todos s2

Beijiinhos :*


(Fonte de pesquisa : http://www.nemumpoucoepico.com/2014/04/tbr-book-jar-o-que-e-isso/ )

Um comentário:

Biula disse...

Eu até fiz um potinho desses Juju, mas logo desisti, não consegui cumprir a promessa, eu tirava um livro, daí pensava "esse agora não" daí tirava outro kkkkk
Eu estava trapaceando comigo mesma, então resolvi parar! Mas a ideia é ótima! Eu acho genial, e é uma solução para nossos problemas de leitura! Parabéns pelo post!