Resenha - A Casa de Avis - Marcelo Mússuri

Marcelo Mússuri é um autor muito simpático e sempre disposto a ajudar os parceiros, obrigada por tudo. Sem mais delongas falemos do livro A Casa de Avis.

Quando eu conheci o livro me disseram que parecia um livro de história, bom eu não achei tanto assim, claro que tem uma base de documentação histórica (o autor nos leva a conhecer mais da cultura portuguesa do século XV) mas o livro tem uma história própria que começa muito bem : começa com um prólogo de algo comum naquela época, uma punição em praça pública e ai começou minha parte favorita a parte em que Dias e Diogo, apenas dois irmãos conhecem Jaime que estava em uma situação que provavelmente resultaria em sua morte se eles não tivessem intervindo (meu favorito do livro é o Diogo, o mestre das espadas).

Em seguida, voltamos no tempo para a época dos três irmãos príncipes D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique e D. Afonso que não foi coroado onde já podemos imaginar como ficou o seu rancor...
Depois voltamos para a vida de Dias, Diogo e Jaime que após longos anos se reencontram e os irmãos chamam Jaime e seus companheiros de trabalho para ir com eles fazer uma viagem marítima, conhecer as Índias... Foi mais pra frente um pouco que eu fui ficando cansada com o decorrer do tempo pelo fato de o livro ser muiiito detalhado mesmo.



O autor nos coloca bem nos fatos sempre falando onde é o lugar e o ano onde se passa aquela ocasião, mas as achei que seria melhor se tivesse feito os capítulos menores dentro das partes que são divididas no livros (10 ao total). Também tiveram alguns erros gramaticais mas nada que não desse para entender.

Como naquela época estavam em vigor várias ideias que hoje para nós são engraçadas nos deparamos com cenas em que acham que o mar é quadrado, com monstros marinhos e tudo mais, isso é legal, essa mistura de realidade e ficção.

Para os mais fãs de espadas, lutas, guerras e sangue que eu deem gostar mais do livro, é muito bom também aqueles fanáticos pela cultura medieval. Eu gosto de tudo isso que já disse mas não me identifiquei com o livro, espero que isso possa acontecer com você amigo leitor.

A Casa de Avis é o primeiro livro da trilogia Calicuti e foi publicada em 2013 pela editora Novo Século.

Nota:2,5 de 5

Comentários

Biula disse…
O livro parece ser bem interessante, eu adoro livros com uma pegada histórica. Gostei da resenha ;)
Júnia Benvindo disse…
Obrigada, é como sempre digo é tão subjetivo esse papo de gostar, meu papel aqui é falar do que se trata :) Obrigada.
Vanessa Vieira disse…
Interessante Júnia!
Gostei muito da tua resenha.

Seguindo teu blog! Beijinho pra ti!

Pensamentos valem mais que ouro


Júnia Benvindo disse…
Obrigada Vany, é sempre bom ter você por aqui, volte sempre :3

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha - Confissões de Uma Garota Excluída, Mal-Amada e (Um Pouco) Dramática - Thalita Rebouças

Resenha - Alice no Pais do Amor - Lucilla Guede - Chiado Editora.

Resenha - Quatro Estações - Juliana Marinho